INTEGRANTES
Dani Almeida é escritora, poeta-cordelista, jornalista, contadora de histórias, arte-educadora e mãe de três valentes meninas. É pós-graduada em Gestão da Comunicação pela PUC Campinas – SP e Educação da Infância com ênfase na contação de histórias pela Univida/Facibra. Realiza oficinas e workshops sobre cordel em projetos culturais e educacionais. É autora do livro Maternagem em sete versos (editora MWG) e de dezenas títulos em literatura de cordel, dentre eles o “luta contra a violência feminina” (editora Cordelaria Castro), que integrou as apresentações do programa Crianca Esperança, da Rede Globo de Televisão. Fez parte do time de cordelistas na primeira ação de salvaguarda do cordel, promovida pelo IPHAN durante a Feira Literária Internacional de Paraty em 2019.
📌 Siga @danialmeidacordel
EdiMaria é cordelista, nordestina, fincada no solo paulista por décadas, compositora, fisioterapeuta e especialista em Contação de História ,e Direção Teatral pela Faculdade Paulista de Arte de SP. Fundou um selo editorial para publicar seus cordéis, de abordagem variada, a Editora Edimaria. Sempre envolvida em temáticas com ênfase no protagonismo da mulher através da arte, integra os coletivos Teodoras do Cordel e o Cordel Cantante.
📌 Siga @edimariacordelista
📌 Siga @graziela_barduco
Lu Vieira é professora, mediadora e cordelista. Autora dos Cordéis “Militante da Arte” ( Editora Cordelaria Castro),“O lugar da Mulher” ( Editora Cordelaria Castro), “Retrato de Mulher- em poesia de Cordel”(Editora Cordelaria Castro), Margarida, a vovó sabida( Editora Cordelaria Castro), e “A criança e o Brincar” ( Editora Areia Dourada). Publicou coletivamente 12 obras enaltecendo o feminino e a cultura popular. Integra o Coletivo Feminino Teodoras do Cordel Artevistas SP- que tem como missão empoderar a escrita feminina e o grupo Cordel Cantante onde apresenta espetáculos artísticos que divulgam a história do Cordel. É curadora do Clube de Leitura Ler Mulher e desenvolve nas redes sociais um trabalho de incentivo à leitura de obras escritas por Mulheres. Idealizadora e mediadora Clube de Leitura de Cordel de São Paulo, que integrou a programação do Museu Casa Mário de Andrade entre 2020 a 2023. Colunista do site das Teodoras do Cordel e da Revista Voo Livre.
📌 Siga @ler_mulher
Maria Clara Psoa é escritora Cordelista e Rapper. Mestra em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e Doutoranda em Serviço Social pela PUC – SP, pesquisando as culturas de resistência do Brasil na contemporaneidade – Hip-Hop, Cordel e Slam. Com 15 anos lançou seu primeiro cordel “O tolete de Itu”, participou de diversas obras coletivas, suas publicações mais recentes de autoria individual são: “Cordel no ‘mei’ de feira” (2024), “Retalhos da Vida” (2023), “São Tantas as Marias” (2022) e “Com a Fauna em Extinção: Ariranha pede Socorro!” (2023). Em 2024 lançou seu EP “Guerreiras Somos nós” em todas as plataformas digitais e seu livro “Vozes do Cordel: história, versos e transformações”, fruto de sua dissertação de mestrado. Compõe o Coletivo Teodoras do Cordel – Artevistas SP e é militante do PSTU. Em 2019 deu à luz a sua filha Maria Elis, que se transformou na esperança de construir um futuro melhor e digno para a classe trabalhadora e as novas gerações.
📌 Siga @mariaclarapsoa
Maria Rosa é multiartista e comunicóloga, fundadora e coordenadora do grupo de estudos e promoção da dramaturgia cultural brasileira, CIA. PÉ NO CHÃO @ciapenochao. Desenvolve projetos de: Comunicação – Desenvolvimento sociocultural, Publicidade e Multimidias, Design Gráfico – Ensino e Criação, Artes – Dança, Teatro, Música, Artesanato, Mamulengo, Gravura e Cordel. É editora do Selo Pé no Chão e compõe o coletivo TEODORAS DO CORDEL ARTEVISTAS – SP @teodorasdocordelsp, SP Cordel e SP Forró @sp.forro.
📌 Siga @maria_rosa_caldas