Confira abaixo, alguns artigos, teses acadêmicas e pesquisas das integrantes do nosso coletivo e também de outras mulheres referências em nossos estudos. Para acessar os arquivos em PDF, basta clicar nos títulos desejados.

Título: CORDELISTAS: TRAJETÓRIAS E TRANSFORMAÇÕES DO CORDEL
Autoria: MARIA CLARA PEREIRA SOARES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Resumo: Uma análise sobre os caminhos que o cordel percorreu até os dias de hoje, quais os principais
impulsionadores desse gênero poético literário e como ele foi se desenvolvendo ao longo do tempo e como se tornou uma cultura produzida e reconhecida por todo o país.

Título: A EVOLUÇÃO DAS CAPAS DOS FOLHETOS DE CORDEL
Autoria: MARIA EDINEIDE DA SILVA E LUCIMAR DE SANTANA  – FACULDADE PAULISTA DE ARTE
Resumo:
O artigo trata da evolução das capas dos folhetos de cordel no Brasil, desde o seu surgimento em 1893; o longo caminho percorrido, com suas transformações visuais, abordando mudanças históricas e identidade do imaginário, até os dias atuais.

Título: CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL INFANTIL A MENINA E O PÉ, COM A CIA. CORDIAIS
Autoria: MARIA GRAZIELA BARDUCO RIBEIRO REZEK – ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA

Título: AS BIOGRAFIAS E OS PERFIS NO JORNALISMO CULTURAL  
Autoria: 
DANIELLA ALMEIDA – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS – CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Resumo: Reflexão sobre a utilização das biografias e os perfis na produção de matérias e reportagens culturais e como estes dois subgêneros do jornalismo literário contribuem para o mercado editorial. O estudo ainda aponta que a utilização das biografias e perfis na produção de pautas culturais proporciona uma maior aproximação do leitor com os temas abordados pelas reportagens, não só pela liberdade autoral dos textos, mas pela intenção antropológica dos mesmos, vindo assim, fortalecer o jornalismo cultural e seus produtos editoriais.

Título: CORDELISTAS NO PROCESSO MIGRATÓRIO: A EXPRESSÃO DA EXPERIÊNCIA FEMININA E NORDESTINA
Autoria: ANA APARECIDA ALVES PEREIRA OLIVEIRA E MARIA CLARA PEREIRA SOARES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Resumo: O referido estudo busca identificar como o cordel nordestino como um gênero literário característico do Brasil representa costumes, práticas e comportamentos específicos da cultura nordestina.
Também busca compreender o processo migratório de mulheres desta região para o Sudeste. Com relação a autoria feminina no cordel e a representação do contexto migratório, o artigo apresenta ainda, uma entrevista e análises de textos da cordelista cearense, hoje radicada no Rio de Janeiro, Dalinha Catunda, cuja experiência se situa no contexto do processo migratório, refletindo-se profundamente na elaboração dos seus textos.

Título: CULTURA: OBJETO SOCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE 
Autoria:
MARIA CLARA PEREIRA SOARES –  PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: A cultura é importante no processo de dominação econômica de um padrão de poder no mundo. A classe burguesa tem o controle da divisão do trabalho entre a colonização de outras identidades culturais e territórios, e o domínio do capitalismo. Analisar esse histórico é importante para entender que as classes dominadoras sempre tiveram o objetivo de inibir os trabalhadores de exercerem o pensamento crítico, afastando-os do acesso aos meios culturais e da participação nas formas de criação da arte.

Título: MULHERES CORDELISTAS: PERCEPÇÕES DO UNIVERSO FEMININO NA LITERATURA DE CORDEL
Autoria: DORALICE ALVES DE QUEIROZ – FACULDADE DE LETRAS DA UFMG
Resumo: Pesquisa de campo realizada em diversos pontos de venda de cidades nordestinas onde foi notado que, nas antologias do gênero, existe uma ausência de folhetos de autoria feminina, revelando, dentre outros fatores, uma faceta de preconceitos contra a mulher e a sua participação numa sociedade patriarcal.

Título: HISTÓRIA DA DONZELA TEODORA: UMA NARRATIVA DE TRANSGRESSÃO FEMININA EM DIREÇÃO AO REINO DA ALMA SELVAGEM
Autoria: 
LUCIANA CARLOS CELESTINO – UNP
Resumo: Ao adentrar o mundo da literatura com a história da Donzela Teodora e o universo do mito, com as histórias de Lilith, Eva, Pandora, Psique e Cheherazade, percebemos um processo similar, arquetípico: é preciso um ato transgressor para que uma nova ordem se estabeleça. A mulher aparece no cerne desse movimento, pois figura como o princípio da criação, da inquietação e, portanto, da continuidade da vida. Este processo, que significa o desenvolvimento do conhecimento e da individuação no ser humano, se dá miticamente através da tríade: curiosidade (pelo que está interditado) – transgressão de normas – obtenção do conhecimento. Este movimento de desorganização causado pela curiosidade, transgressão e domínio do conhecimento implica nos mitos aqui abordados sofrimento, perdas e punições para seus atores.

Título: DE MÁRTIR A MERETRIZ: FIGURAÇÕES DA MULHER NA LITERATURA DE CORDEL (1900-1930)
Autoria: LETÍCIA FERNANDA DA SILVA OLIVEIRA – FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ASSIS – UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Resumo: Análise literária e antropológica sobre as representações femininas no âmbito da Literatura de Cordel do começo do século XX, e as faces dicotômicas utilizadas pelos poetas pioneiros em seus versos, que em consonância com o pensamento vigente da época, calcaram tais imagens em estereótipos patriarcais em um período em que ocorreram profundas transformações sociais e que, em decorrência disso, as mulheres começavam a desfrutar de novas liberdades.

Título: MULHERES PROTAGONISTAS NA LITERATURA SETECENTISTA: REFLEXOS NAS TRADUÇÕES QUE CHEGARAM AO BRASIL
Autoria: SIMONE CRISTINA MENDONÇA – UFPA
Resumo: O trabalho chama atenção para a presença da mulher nas narrativas ficcionais publicadas entre os anos
de 1810 e 1822, ressaltando os modelos e antimodelos de virtude femininas. Destaca-se a presença de personagens femininas resistentes às regras da moral, que nem sempre foram punidas nos desfechos.

Título: CORDEL PORTUGUÊS / FOLHETOS NORDESTINOS: CONFRONTOS UM ESTUDO HISTÓRICO-COMPARATIVO
Autoria: MÁRCIA AZEVEDO DE ABREU –  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumo: Investigação sobre a  literatura de cordel lusitana, sua passagem para o Brasil de forma a identificar, os mecanismos adaptativos que teriam feito com que ela se transformasse nos folhetos nordestinos, tal como os conhecemos. Neste estudo, foi percebido a dificuldade de uma filiação direta entre as duas literaturas, pois há entre elas distinções fundamentais quanto à forma, à temática, ao modo de produção e circulação dos textos.
No Brasil, os folhetos possuem uma forma fixa e especifica já no cordel português, não existe uma definição formal. Ele pode ser escrito em prosa, em verso – com rimas e métricas bastante variáveis. Sendo assim, a forma brasileira não é uma importação ou fruto de influência do cordel português.

 

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