MULHERES
Estrofes escritas pelas cordelistas do nosso coletivo sobre as lutas em prol dos direitos femininos e de reverência as mulheres que abriram caminhos ao longo de nossa história.
CONSCIÊNCIA NEGRA
O dia da Consciência Negra foi celebrado pela primeira vez em 1971. O conceito evoca o sentimento de aclamação e aceitação das origens africanas na formação do povo brasileiro. A consciência negra também representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo. É ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra. Nós do Coletivo Teodoras do Cordel acreditamos nas mudanças. Usamos nossa poesia para ampliar a visibilidade de personalidades negras e exaltar importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país.
1 ANO DE TEODORAS
Juntas seguimos espalhando poesia pelo mundo. Celebramos o primeiro ano de existência e resistência do nosso coletivo com nossas estrofes poéticas cheias de sintonia e amor! O Cordel nos reuniu e nos fortalece mais a cada dia! Viva o Coletivo Feminino Teodoras do Cordel – Artevistas SP.
LUTA CONTRA O RACISMO
O dia 13 de maio é, desde o início dos anos 80, considerada pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo. Exatamente para chamar atenção da sociedade para mostrar que a abolição legal da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil. E nós do Coletivo nos engajamos nessa luta, emprestando nossos versos a uma causa justa e nossa.
MATERNIDADE
A maternidade habita um lugar muito especial dentro do coração feminino, seja como filha, seja como mãe. O Coletivo Teodoras do Cordel homenageia todas as mães do Brasil com uma série de estrofes poéticas escritas pelas integrantes do grupo. A quem nos pôs no mundo com o dom da vida, nossa eterna gratidão!