Olá, sou Dennah Sossai, e com muito carinho e alegria me reverencio como colunista neste projeto cheio de ternura. Sou uma Teodora e deste então, tenho me proposto a caminhar no Cordel e alavancar no fazer coletivo.

Vou relatar lembranças do meu bem viver. Sobre as experiências da construção do MAMULENGO. Em 2018, participei do curso de bonecos gigantes em Campinas, na qual o professor ofereceu todo o secreto mágico do aprendizado. Entrei no processo de ser construtora de bonecos, e a partir dali, nunca mais me separei desta arte. É algo intenso, que não tem explicação, tal jornada que me levou ao autoconhecimento do meu fazer com as mãos. Este conhecimento me deu a sensação de recomposição de alma, colaborou com o esquecimento de perdas e de derrotas que a vida insistia em impor em alguns momentos vivido.

Hoje percebo que, os primeiros rostos que esculpia no papel machê, me remetia aos monstrinhos do meu EU interior. Sinto que este aprendizado veio de encontro com as surpreendentes forças que até então, não tinha conhecimento, e a mesma FORÇA foi acolhendo as cicatrizes de raízes profundas, dando-lhe o poder de ser vista, analisada e amparada. Assim começa o ponta pé no meu processo de cura, daquelas supostas fraquezas, que me envolvia neste imaginário imposto pela sociedade de certos e errados, conseguindo cobrir-me em um manto de inverdades. Forçando-me a anular diante da compreensão do meu verdadeiro EU.

A memória que tenho do início desta jornada artística, é um tanto claro da falta de incentivo dos parentes próximos, e com certa fala de descrença. Era um começo de muita expectativa de acertos, queria estar apoiada ao reconhecimento alheio. Na época em alguns momentos tinha o aborrecimento. Mas, agora enxergo que estes momentos, não me abalava completamente, pois a satisfação pessoal era o preenchimento de tudo e qualquer devaneio alheio. Na verdade, serviu de inspiração para continuar sempre em frente na nascente desconhecida, percebendo que poderia ser um sinal, da tão almejada missão do bem viver, tal brincar de construir bonecos me proporcionou saúde física e emocional. Mostrando o poder do explorar, redescobrir e demonstrar ideias com pitadas de satisfação que elevava a minha autoestima e a qualidade de vida. Abandonei a limitação e a ansiedade, exercendo o poder da verbalização de sentimentos. Tendo a facilidade de expressar com a veracidade da Arte de contar e fazer estórias, percebi criativa e brincante.

Enfim! Trouxe o  meu candeeiro para iluminar a vida…, mas este assunto ficará para o próximo mês….  Gratidão.

Dennah Sossai

Dennah Sossai é Professora, Bonequeira, Trovadora, Contadora de histórias e Cordelista