Olá leitores e leitoras,

Novembro chega evocando o chamado para reverenciarmos nossa ancestralidade negra, renovarmos nossas forças pela luta antirracista, por mais políticas inclusivas, por mais acesso a emprego, educação e vida.

E principalmente para reverenciar Dandara, Zumbi e todas as lideranças negras brasileiras, que militaram pela liberdade.

Sabendo que a literatura é um espaço de luta e de demarcação de espaços, trago-lhes hoje essa indicação. O cordel “Mulheres Negras que marcaram a história” é uma obra coletiva, escrita com imenso respeito e que busca de forma carinhosa celebrar a vida e obra de Mulheres que são para as escritoras fontes de inspiração.

O Coletivo  Teodoras do Cordel -artevistas SP, tem como propósito apresentar ao público leitor, através da escrita, trajetórias femininas que foram invisibilizadas ao longo da história pela cultura machista, racista e excludente.

Foi com esse lema que 16 Cordelistas versejaram sobre a vida de Mulheres Negras, mostrando sua representatividade para sociedade brasileira.

Nesse humilde versejar

Com firmeza e inteligência,

Mostrando a sociedade

A grandeza e a potência,

De muitas mulheres negras

Que o Brasil negou essência

 

Nesses versos de Cordel

Queremos apresentar,

As Mulheres brasileiras

Que o mundo tentou calar,

Mas a força feminina

Sempre irá se revelar

Espero que gostem da indicação e que todos e todas inspirem-se com as representatividades negras eternizadas em nossa escrita.

Boa Leitura

Lu Vieira

Lu Vieira

Lu Vieira é cordelista, professora, mediadora de leitura e membro do coletivo feminino Teodoras do Cordel Artevistas SP.