Nesta sexta-feira, dia 28 de julho, a partir das 20 horas, o coletivo Teodoras do Cordel Artevistas SP realiza um grande Sarau festivo em celebração aos seus três anos de fundação. O evento será totalmente online, transmitido ao vivo e de forma simultânea nas redes do coletivo: www.youtube.com/teodorasdocordelsp e www.facebook.com/teodorasdocordelsp.

Na oportunidade, as artistas e cordelistas integrantes do coletivo e outras mulheres simpatizantes do grupo apresentarão performances especiais de cordéis, música, contação de histórias, poemas e canções com temáticas voltadas as bandeiras de luta do coletivo tais como: o combate à violência contra a mulher, autoconhecimento, cura interior, ancestralidade feminina, combate ao machismo e ao racismo, desafios da maternidade e vida profissional, dentre outros assuntos.

A ação, também contará com a participação especial das mulheres cordelistas residentes no Nordeste e apoiadoras do coletivo, são elas: Tonha Mota (RN), Izabel Nascimento (SE), Anne Karoline (PB) e Graciele Castro (PE).

 

Sobre o Coletivo Teodoras do Cordel – Artevistas SP

O coletivo feminino Teodoras do Cordel – Artevistas SP é um grupo poético, artístico, literário e multicultural, que produz, promove e difunde a literatura de cordel (reconhecido em 2018 como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN), desde 1º julho de 2020.

Tem como um dos seus principais objetivos, mapear a produção feminina do cordel no Estado de São Paulo, e ainda, fortalecer essa escrita promovendo ações integrativas entre cordelistas veteranas, iniciantes e simpatizantes, por meio de saraus, oficinas, rodas de conversa, clubes de leitura, produção de cordéis coletivos, grupos de estudos, pesquisas, formação de leitores, entre outras atividades.

O grupo, possui três obras coletivas publicadas: Justiça Violada (2021 – Editora Cordelaria Castro), Mulheres Negras que Marcaram a História (2022 – Editora Areia Dourada) e Mulheres Indígenas que Marcaram a História (2023 – Editora Areia Dourada).

Saiba mais sobre as obras coletivas do Teodoras clicando AQUI

Redação