Dia desses, embalando minha menina mais nova em seu momento de soninho, coloquei uma das canções preferidas dela,
“Voo do beija-flor”, da cantora Elisa Cristal. Ouvi esta música em todas as minhas gestações e sempre me fez muito bem. Segui com o hábito, principalmente na hora de colocar as crianças para dormir. Percebi que na minha filha mais nova, Clarice, a canção tocou em um lugar muito especial.

Com seus dois aninhos de vida, recém completados, deitada em meu colo e acariciando meu rosto, unidas e entrelaçadas de amor, cantamos juntas o refrão: – Beija-flor, me leva. Beija-flor, desperta em mim…
No geral, a composição enaltece o amor, todos os seus mistérios mais profundos e tudo o que ele é capaz de despertar em nós. A música nos leva para uma outra dimensão. E agarrada ao cangote da filhote então, virou um momento imortal. Daqueles da gente lembrar nos últimos minutos da vida.

Em um dado momento, tudo foi ainda mais mágico. Percebi que, enquanto ela cantava a canção, lágrimas vieram aos seus olhos. Mas não eram lágrimas de choramingo. A impressão que deu, foi de ela ter se emocionado mesmo! E essa mesma emoção acontecia sempre na parte do refrão.

Deixei tudo transcorrer naturalmente durante toda a música. Ao final, abracei-a ainda mais forte e disse: – Isso que você está sentindo é poesia meu amor! Que ela te acompanhe para todo o sempre e te faça perceber o quanto o mundo é grande e ele cabe em seu coração. Basta você deixar que a poesia lhe toque, independente da circunstância.  Um sorriso e um longo abraço: eis minha valiosa resposta!

Minha amada passarinha
Que o poder da poesia
Adentre em seu coração
Irradiando a alegria
Neste grande, vasto mundo
Provando que o amor profundo
É a maior sabedoria!

– Te amo sempre e para sempre! Sua mãe: Dani Almeida

Dani Almeida

Dani Almeida é mãe de 3 meninas e um anjo. É arte-educadora, poeta-cordelista, escritora e jornalista especializada em gestão e educação da infância com ênfase na contação de histórias. Criadora do método CriAtive Cordel, realiza oficinas e workshops sobre cordel e espetáculos de contação de histórias. É autora da obra Maternagem em Sete Versos (editora MWG) e de dezenas de títulos em literatura de cordel, dentre eles o "Luta Contra a Violência Feminina em Cordel" (apresentado no programa Criança Esperança em 2019). Para saber mais sobre Dani acesse: www.danialmeida.com ou as redes sociais @danialmeidacordel