Em “um passeio no mundo livre”, inspirada nos versos do saudoso Chico Science, convoco a reflexão do MOVIMENTO, afinal, “basta um passo à frente para não estamos mais no mesmo lugar”, não é mesmo?

A impermanência da vida, naturalmente nos convida para NOVOS PASSOS, mas a pergunta que não quer calar é: quanto tempo somos capazes de protelar tal chamamento? A permanência em caminhos já conhecidos parece tão confortável! E mesmo quando não é, tem momentos que, aquilo que chamamos de CORAGEM, parece mais ter sido abduzida da gente por um disco voador. E aí? Sair do sossego ou aceitar o chamado à aventura? Ou vice-versa?

Na obra “Sissi, A Maria Farinha”, a escritora Edimaria utiliza da linguagem do cordel e da contação de histórias para apresentar as peripécias de um crustáceo que já não aguentava mais viver no sossego de uma praia linda e calma. O crustáceo em questão, é uma Maria Farinha, um tipo de caranguejo de carapaça quadrada e de coloração branco- amarelada. Sisi, como é chamada no livro, aventurou-se em novos mares. Saiu da sua linda morada em Pernambuco e resolveu explorar novos mundos. Para sua surpresa, foi parar em cima do asfalto, na ladeira Porto Geral, em São Paulo. Tentando fugir do tanto de gente que quase a pisoteava, ela foi parar numa boca de lobo que a levou direto para o Rio Tietê.

Eita que mundo estranho e esquisito! Mas, em quantos momentos não nos sentimos assim, deslocadas, igual a Sissi?

Nesta obra lúdica, poética e inteligente, podemos mergulhar junto com a personagem principal, para dentro de nós mesmos. É possível perceber, o quanto os nossos movimentos podem revelar conhecimentos que não teríamos a noção da existência se não tivéssemos saído do canto.

Como música boa de ouvir, e que tão bem são apresentadas por Edimaria (que além de ser escritora, cordelista e poetisa, é cantora), é preciso sentir os acordes, os ritmos e os tons. Ser feliz é a busca óbvia que obviamente não durará para sempre, mas sempre, pelo tempo que nos couber SER até o próximo chamado à aventura do movimento.

Visite o perfil EdiMaria Cordelista no Instagram e conheça esta e outras obras da autora.

Dani Almeida

Dani Almeida é mãe de 3 meninas e um anjo. É arte-educadora, poeta-cordelista, escritora e jornalista especializada em gestão e educação da infância com ênfase na contação de histórias. Criadora do método CriAtive Cordel, realiza oficinas e workshops sobre cordel e espetáculos de contação de histórias. É autora da obra Maternagem em Sete Versos (editora MWG) e de dezenas de títulos em literatura de cordel, dentre eles o "Luta Contra a Violência Feminina em Cordel" (apresentado no programa Criança Esperança em 2019). Para saber mais sobre Dani acesse: www.danialmeida.com ou as redes sociais @danialmeidacordel